Marketplace ou loja virtual: Qual a melhor opção?

Se você começou a trabalhar recentemente com vendas online com certeza já deve ter enfrentado essa dúvida: marketplace ou loja virtual? Confira as vantagens de cada canal.

por Camila Rocha 26-02-2020 18:12

Se você começou a trabalhar recentemente com vendas online com certeza já deve ter enfrentado essa dúvida: marketplace ou loja virtual?

Vender pela internet é uma boa alternativa para quem deseja ganhar alguma grana extra ou alavancar o seu negócio, e os dados otimistas confirmam isso: de acordo com uma pesquisa realizada pela  DHL as compras virtuais devem crescer pelo menos 20% ao ano em toda américa latina. 

Mas atenção empreendedor, se você é novato no mundo virtual é preciso se dedicar para conhecer as alternativas mais apropriadas para sua marca. Vamos lá?

 

Marketplace 

Trata-se de um shopping virtual, onde lojistas se reúnem em uma mesma plataforma de vendas como: Mercado Livre, Olx, Netshoes, Amazon e entre outros. 

A grande vantagem desta modalidade é a redução de custos, isso porque, a divulgação do anúncio, bem como a manutenção do espaço estão sob responsabilidade dos administradores do marketplace, no entanto, nem tudo são flores, a fidelização de novos clientes se torna difícil nesse modelo justamente por existir uma alta concorrência interna, além da marca ficar “escondida” atrás de grandes players de mercado.

E se nos permitem uma dica, aí vai uma: “Nunca construa o seu negócio no terreno alheio”

No marketplace, é preciso pensar em preço mais atraente em relação a concorrência, afinal, nessa disputa ganha quem tiver o maior custo benefício.




Prós e contras

Audiência qualificada

 A força geradora de audiência é muito mais poderosa para quem deseja vender, e a  quantidade de variedade de ofertas é um grande chamariz para os clientes, o que torna o fluxo de acesso intenso em relação a uma loja virtual que está começando agora.

 

Mais tempo disponível 

Como dito em alguns parágrafos acima, os administradores do marketplace ficam encarregados por grande partes das operações como visibilidade, divulgação das ofertas, investimento em tecnologia, sistemas de pagamento e logística, etc. O que sobra mais tempo para o empreendedor focar no seu negócio.

 

Dependência

 

Se um marketplace anuncia o encerramento de suas atividades, todas as empresas envolvidas perdem seu canal de venda. Em um cenário ainda mais assustador: é quando uma marca depende exclusivamente do marketplace, o negócio tem grandes chances de ir por água abaixo.

 

Taxa

O aumento das taxas, porcentagens sobre vendas ou comissões, podem pesar no dia a dia do empresário. Visto que as marcas devem-se enquadrar com variações e aumento de custos.

 

Loja Virtual

Neste espaço é você quem dita as regras: maior autonomia, liberdade de decisões, visibilidade e direcionamento próprio do marketing. Mas é preciso estar preparado para fazer um investimento um pouco maior comparado ao marketplace.

Quem tem uma loja virtual deve enxergá-la como uma outra empresa que terá custos próprios envolvendo logística, formas de pagamento, servidores, segurança digital e afins. 

 

Prós e contras

 

Maior margem de lucro 

Apesar dos custos oscilarem conforme a  plataforma e a manutenção. As margens de lucro são maiores em uma loja virtual do que no marketplace por não haver intermediários. A gestão financeira é toda do empreendedor, que pode trabalhar melhor os benefícios de seus produtos, planejando regras de compra e fidelização do cliente por meio de campanhas de marketing, sem esquentar a cabeça com os concorrentes “vizinhos”.

 

Personalização

Um lugar para chamar de seu! Ter uma loja virtual permite o reconhecimento da marca de acordo com o tempo, atraindo  novos clientes para sua base de contatos e não na dos outros. De forma geral, é possível interagir, criar relacionamentos e vender como bem entender.

 

Tempo maior para retorno

Para começar você precisa se tornar conhecido. Os clientes não vão chegar até sua marca, simplesmente, porque você colocou a loja no ar.

É preciso investir uma boa verba em divulgação na internet. E ainda assim, é necessário  tempo e paciência, para construir sua reputação e começar a ter retorno em visitas, bem como vendas.

 

Conclusão 

Em razão da competitividade no mercado virtual, a alternativa ideal é possuir uma loja virtual própria e posicioná-la dentro de um marketplace. Grandes varejistas do Brasil e do mundo já estão fazendo isso,  o que permite a geração de tráfego para o seu próprio site.

Quer investir em uma loja virtual? Fale conosco!

 


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